Tempo de leitura: 1 minuto
Até hoje me lembro de quantas e quantas vezes respondi a pergunta: Mas você é Enfermeira, o que você faz trabalhando na “Informática” do hospital (setor de TI)?
O meu papel era contribuir para as equipes assistenciais a se adaptarem, e conhecer as funcionalidades do sistema informatizado, prontuário eletrônico de paciente. Teoricamente, algo “nada a ver” com minha formação, mas na prática foi uma grande oportunidade de aprender sobre a importância dos profissionais de saúde, da equipe multiprofissional para o sucesso da tecnologia.
As principais lições:
- Se dados de saúde são importantes, Registros realizados pelas equipes são essenciais e determinantes para compreender o que acontece.
- Saúde é assunto complexo, tecnologia em saúde é um oceano azul que os profissionais tem a ganhar, a crescer, a contribuir.
- Nosso dia-a-dia é imerso em redes sociais, aplicativos e inteligência artificial, mas a formação profissional ainda precisa avançar rápido em instruir as equipes sobre toda inovação que está disponível.
- Processos sólidos precisam de começo, meio e fim, e muitas vezes a falta de clareza do processo, é causada pela falta de espaço para as equipes participarem e opinarem. E isso pode impactar significativamente em resultados, indicadores e, principalmente, qualidade da assistência à saúde.
- Tecnologia pode contribuir e muito, mas não substitui o trabalho essencialmente humano, não substitui vínculo e muito menos empatia e amparo.
💬 Gostou de saber mais sobre os bastidores de um centro de enfermagem? Deixe seu comentário e compartilhe com quem valoriza a saúde com o coração e a mente!